Um roteiro de viagem a Amsterdã só é completo quando você entende um pouco sua história. A capital holandesa floresceu na Idade do Ouro do século 17 e preserva até hoje sua herança, apreciada por moradores e visitantes.
Os grandes Rijksmuseum e Van Gogh Museum dividem os holofotes com as obras primas de Rembrandt, Vermeer e Van Gogh, mas não se limitam a eles e seus companheiros de época e incluem exposições fotográficas e de obras modernas. O Stedelijk Museum recentemente renovado compõe o trio de museus na Museumplein, dedicado ao design e à arte moderna e contemporânea.
O Vondelpark é o pulmão da cidade que ganha vida assim que os primeiros raios de sol surgem aquecendo o clima. A gastronomia galgou posições almejadas pelos melhores chefs de cozinha e hoje ostenta várias estrelas Michelin, em culinária inovadora internacional e nacional.
E os canais, ah os canais de Amsterdã! Artérias vivas da cidade que abrigam as casas-barcos, movimentados aos finais de semana com embarcações de passeio apinhadas de amigos festejando, casais celebrando e turistas admirando as casas tortas pendendo para frente e para os lados.
Esqueça o rótulo de cidade da marijuana e do Distrito da Luz Vermelha. O liberalismo de Amsterdã encanta os visitantes e nos faz refletir sobre valores sociais e morais. Uma cidade organizada e viva, cujo centro histórico é habitado por artistas, estudantes e moradores comuns. O governo faz questão de subsidiar aluguéis para manter esse espírito de vitalidade de que os holandeses tanto se orgulham. “Somos uma cidade de verdade”, dizem.
Para imergir nessa cultura fascinante com charme e elegância, preparamos um roteiro para você desfrutar o melhor da sua viagem a Amsterdã.
Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.
3 dias de viagem a Amsterdã
DIA 01 – Rijksmuseum ou Van Gogh Museum, centro histórico de Amsterdã, cruzeiro pelos canais
MANHÃ
No primeiro dia de viagem a Amsterdã, comece visitando um dos museus, o Rijks ou o Van Gogh. Chegando cedo, além de evitar filas longas, você consegue curtir as obras mais tranquilamente. Escolha um dos tours guiados para se aprofundar mais sobre o período clássico da Holanda.
Caso seu tempo seja limitado, concentre-se na sala dos grandes mestres no Rijksmuseum (rijksmuseum.nl/ne), onde estão as obras primas de Rembrandt, como A Ronda Noturna; a Leiteira, de Vermeer; e Retrato de um Jovem Casal, de Frans Hals. No Van Gogh Museum (vangoghmuseum.nl/ne) , pegue o mapa que indica onde estão as telas mais importantes do pintor impressionista.
Viaje mais: Rijksmuseum, o que ver no melhor museu de Amsterdã
ALMOÇO
Entre no Hotel de l’Europe e atravesse o saguão até a Hoofdstad Brasserie para almoçar gastronomia tradicional sob os guardassóis na beira do Rio Amstel, em ambiente casual mas com sofisticação, no centro histórico de Amsterdã.
Endereço: Nieuwe Doelenstraat 2-14
Site: hoofdstadbrasserie.nl
TARDE
Caminhe pelas ruas estreitas do centro histórico de Amsterdã, patrimônio da Unesco, e admire os sobrados e seus finos detalhes: uma estatueta, uma inscrição com arabescos entalhados na pedra, os ganchos usados para içar móveis que não sobem pelas escadas e note no interior das janelas abertas, um lustre de latão ou uma estante entalhada, legado histórico cuidadosamente preservado pelos moradores. Não perca a visita à Droog Design Amsterdam, uma loja conceito e galeria de arte do design.
Faça um cruzeiro pelo canal em grande estilo, alugando uma embarcação histórica como a De Stern para conhecer Amsterdã pelo seu melhor ângulo. Aprecie as pontes, as casas-barcos estacionadas e os sobrados pendendo para as laterais, um apoiando-se no outro. Os locais dizem na frente das crianças que são as Casas Dançantes e, na ausência delas, as Casas Bêbadas.
Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
JANTAR
Localizado no bairro mais antigo de Amsterdã, o Restaurante ANNA está instalado em um edifício reformado, clean e despretensioso. No menu, a culinária europeia tem influência internacional e serve pratos ambiciosos com criatividade e sabor. O restaurante abraçou o Projeto 2012 Amsterdã, para revitalizar a área da Luz Vermelha e, junto com galerias de arte, lojas de design e outros restaurantes, oferecem uma nova experiência aos visitantes.
Endereço: Warmoesstraat 111
Site: restaurantanna.nl/en
Viaje mais: Top 3: melhores restaurantes em Amsterdã
DIA 02 – Museu de Malas e Bolsas, Museu Van Loon, compras em Amsterdã
MANHÃ
Para uma manhã original e reservada, visite o Museu de Malas e Bolsas (Museum of Handbags and Purses) (tassenmuseum.nl). O inusitado e pequeno museu abriga uma coleção incrível de bolsas e malas desde os tempos mais remotos, de várias partes do mundo. A mãe da proprietária e curadora atual começou a coleção pela paixão que hoje pode ser admirada pelo público. Um programa diferente e curioso. O café serve chá e docinhos inspirados nos modelos da coleção em um elaborado salão de época.
Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo
Do outro lado do canal, na mesma rua, visite o Museum Van Loon (museumvanloon.nl), um lindo sobrado construído em 1672 e alugado para o famoso aluno de Rembrandt, Ferdinand Bol. O museu mantém intacta a decoração da casa de Willem van Loon e sua esposa Thora, dama do palácio da rainha holandesa. Ali você conhece como era uma residência da alta sociedade da época. O jardim de inspiração francesa é um refúgio que vale o passeio.
ALMOÇO
O Tunes Restaurant by Schilo no Conservatorium Hotel é endereço mandatório para os amantes da nova gastronomia. O aclamado chef holandês Schilo van Coevorden comanda esse restaurante em sua cozinha inventiva que preza por ingredientes sazonais e frescos. A Brasserie e o Taiko (excelente opção para jantar) também fazem parte do luxuoso e contemporâneo hotel. Para um almoço mais casual, opte pela Brasserie numa ampla área anexa ao hotel com pé direito altíssimo coberto por vidros, permitindo entrada de luz natural.
TARDE
Tire a tarde para compras na PC Hoofstraat, a 5th Avenue holandesa, endereço das lojas de marcas mundias mais renomadas dividindo espaço com novas boutiques de grifes nacionais. A joalheria Jaeger-LeCoultre (Jaeger-lecoultre.com) é uma caixinha de joias, exibindo relógios exclusivos nas vitrines e atendimento VIP impecável.
Outra opção é se perder nos cinco andares da maior loja de departamentos de luxo de Amsterdã, de Bijenkorf, para encontrar as marcas mais famosas como Louis Vuitton, Hermès, Gucci e Salvatore Ferragamo. No último andar, o terraço oferece uma bela vista da cidade, que pode ser apreciada tomando um café ou um lanche durante um descanso para os pés.
A região Nine Streets também pode ser uma opção de caminhada para olhar vitrines a céu aberto. Visite durante a semana para evitar a multidão aos sábados.
NOITE
Faça reserva com antecedência para o Librije’s Zusje, no interior do Waldorf Astoria Amsterdam. O restaurante opera em parceria com o famoso chef holandês Jonnie Boer, três estrelas Michelin no restaurante De Librije. O menu criativo e delicioso é servido em pratos pintados a ouro, assinados especialmente para o hotel.
Endereço: Herengracht 542-556, Hotel Waldorf Astoria Amsterdam
Site: librijeszusje.nl
DIA 03 – Royal Concertgebouw, restaurante Vork&Mes
MANHÃ
Faça a visita guiada para conhecer os bastidores do Royal Concertgebouw, construído em 1886. Durante o tour, curiosidades e fatos históricos são revelados com humor pelos guias. Visite o site antes da sua viagem a Amsterdã para saber quais espetáculos estão em cartaz e compre os ingressos com antecedência. Caso você não consiga ingressos e deseje ouvir um pouco de música, durante o horário de almoço, é possível assistir gratuitamente aos ensaios.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Adriana Lage -A Camminare Blog (@adri.lage) em
ALMOÇO / TARDE
A uma hora de distância do centro de Amsterdã, o restaurante Vork&Mes, sob o comando do carismático chef grego Jonathan Karpathios serve menu de primeira em um amplo salão, com vista para o lago e a natureza. Uma construção inusitada em cujo quintal Jonathan planta e colhe os ingredientes frescos para a preparação dos pratos.
O artigo 3 dias de viagem em Amsterdã, roteiro completo, você leu primeiro aqui no A Camminare.
Tags: o que fazer em Amsterdã – roteiro em Amsterdã – viagem em Amsterdã
Eu visitei Amsterdã a convite de IAMsterdam, KLM e Museu Van Gogh, sob a condição de ter liberdade editorial para exprimir minha experiência real e opinião sincera, como neste post.
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.
Onde ficar em Amsterdã
Com sofisticação
Waldorf Astoria Amsterdam, hotel clássico, de atmosfera autêntica e sofisticada, homenageando a história dos edifícios originais com toques modernos. Veja tarifas e disponibilidade aqui.
Leia aqui como foi nossa experiência no Waldorf Astoria Amsterdam.
Com CELEBRIDADES
The Dylan, hotel boutique das celebridades, transpira charme histórico que se mescla aos toques de design moderno e luxo discreto. Veja tarifas e disponibilidade aqui.
Com economia
NH Collection Amsterdam Barbizon Palace fica em frente à Estação Central de Amsterdã e oferece suítes amplas com decoração moderna e elegante. Diárias a partir de USD 170
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais