Eleito o melhor museu de Amsterdã e de toda a Holanda, o Rijksmuseum impera grandioso no extremo nordeste da Praça dos Museus desde 1885, num edifício em estilo neo-renascença que se assemelha à Estação Central, ambos projetados pelo famoso arquiteto holandês Petrus J.H. Cuypers, que ganhou o concurso promovido pelo governo. Curioso é observar elementos que nos remete a igrejas nas linhas em seu interior, fato que fica muito claro quando descobrimos que Cuypers possui várias igrejas em seu portfólio de construções.
Esta semelhança levantou grande discussão entre os habitantes, porque no auge do movimento protestante, o povo considerou a construção muito similar a igrejas católicas, ao ponto do Rei William e sua esposa Emma se recusarem a inaugurar o museu por acharem que ele era muito católico. Enviou sua irmã para a inauguração e o próprio rei nunca entrou no museu.
Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.
Rijksmuseum, o melhor museu de Amsterdã
Aberto ao público em 1800 como Galeria de Arte Nacional, passou por diversas reformas e hoje está em seu momento mais glorioso. Após dez anos de uma mega renovação, abriu as portas em 2013 e exibe o que há de melhor sobre a cultura e a arte holandesa.
Como todo grande museu, é impossível explorar todas as salas em apenas uma visita. Por isso, concentre-se em algum tema específico. O museu tem roteiros preparados de acordo com o tempo disponível de visita e o tema preferido. Dividido em quatro andares, compreende o período desde a Idade Média até o século XX.
Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Principais obras do Rijksmuseum, o melhor museu de Amsterdã
A obra prima do museu é a eternizada tela de Rembrandt, a Ronda Noturna. Gigantesco, o quadro está sempre cercado de visitantes, inclusive crianças comportadas sentadas ouvindo a explicação da professora, super atentos. Observe a perspectiva da obra, com mais detalhes e luz na frente, mais escuro e menos detalhes atrás; a composição da luz direcionada, como no teatro, levando o olhar do espectador; as posições naturais em oposição às poses nas pinturas tradicionais; enfim, mil detalhes que fazem de Rembrandt o gênio imortalizado.
Se a Ronda Noturna é a obra prima do Rijks, a pintura em óleo sobre tela A Leiteira de Johannes Vermeer é a menina dos olhos do museu. Aqui há diversas obras do jovem pintor que morreu no incêndio que destruiu boa parte de Delft no século XVII. Os quadros pequenos apresentam detalhes tão realistas e serenos, em ambientes silenciosos, sempre com temas do cotidiano, em linha com a filosofia calvinista de vida simples, na contramão da opulência barroca francesa e italiana.
Viaje mais: Rijksmuseum: Ingresso sem Filas Incluindo Taxa de Reserva
Deixe para ver as obras de Van Gogh no museu dedicado a ele, vizinho ao Rijks, e aproveite para explorar os outros pintores holandeses.
Viaje mais: Museu Van Gogh em Amsterdã, Guia Completo
Por exemplo, Saint Elizabeth’s Day Flood, é uma obra de autoria anônima pintada no fim do século XV. Retrata um fato histórico na Holanda: a enchente que assolou a cidade quando o dique arrebentou. Uma das poucas obras de tema não religioso, foi encomendada pela igreja de Dordrecht. Reza a lenda, contada sempre que havia inundação, que um bebê foi salvo da enchente porque estava dentro de um cesto junto com um gato. O felino equilibrava o cesto e, assim, impediu que este virasse e afogasse o bebê.
A província de Pernambuco está representada pela obra Brazilian Village (Vilarejo Brasileiro) por Frans Jansz Post (1675-1680) e mostra uma família indígena à frente, um escravo carregando uma cesta, e no fundo um casal holandês caminhando até a varanda da casa. No horizonte, a exuberante natureza brasileira.
Todas as obras, objetos e artigos do museu estão disponíveis online para impressão pública, revelando o desejo dos administradores para que o turista aproveite o passeio em vez de fotografar. Então aproveite e mergulhe nessa deliciosa viagem ao passado holandês.
Dicas Adri Lage para aproveitar sua visita ao Museu Rijks em Amsterdã
1. Chegue cedo para evitar filas, principalmente aos finais de semana ou férias escolares.
2. Aproveite para explorar a Praça dos Museus, e visitar o imperdível Museu Van Gogh, o Museu Stedelijk Amsterdam e a icônica Coster Diamonds.
3. A loja do Rijksmuseum tem vários souvenires lindos à venda: latas graciosas, lenços de seda com estampas das obras a 149 euros e coisinhas mais básicas como canetas, papel para presente e guardanapos. Um andar inteirinho está abarrotado de livros.
4. O café no mezanino serve guloseimas deliciosas, bebidas frias e quentes, tortas e sanduíches. Uma boa pedida para descansar depois da visita.
5. Para almoçar com estilo, o restaurante Rijks é a nova pedida na cidade. Leia mais sobre ele aqui. Localizado em uma das alas do museu, tem acesso independente. Um espaço refinado com cozinha internacional.
6. O jardim do museu rende fotos lindas, com arbustos recortados como nos palácios franceses pontilhado de flores.
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.
Onde ficar em Amsterdã
Com sofisticação
Waldorf Astoria Amsterdam, hotel clássico, de atmosfera autêntica e sofisticada, homenageando a história dos edifícios originais com toques modernos. Veja tarifas e disponibilidade aqui.
Leia aqui como foi nossa experiência no Waldorf Astoria Amsterdam.
Com CELEBRIDADES
The Dylan, hotel boutique das celebridades, transpira charme histórico que se mescla aos toques de design moderno e luxo discreto. Veja tarifas e disponibilidade aqui.
Com economia
NH Collection Amsterdam Barbizon Palace fica em frente à Estação Central de Amsterdã e oferece suítes amplas com decoração moderna e elegante. Diárias a partir de USD 170
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
Rijksmuseum
O quê: melhores museus da Holanda
Onde: Amsterdã
Quanto tempo: para apreciar as obras principais, reserve pelo menos duas horas
Site: rijksmuseum.nl
O artigo Rijksmuseum, o que ver no melhor museu de Amsterdã você leu primeiro aqui no A Camminare
tags: museus na Holanda, atrações em Amsterdã, o que fazer em Amsterdã, melhor museu de Amsterdã
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais