Viajar proporciona oportunidades de crescimento pessoal se você se permitir olhar além do óbvio, traz uma sensação de liberdade e um sentimento de conquista intraduzíveis e na Reserva do Ibitipoca no sul de Minas Gerais tudo isso é aflorado inesperadamente.
Não precisamos voar para longe. Tive o privilégio de conhecer pessoas especiais, que me ensinaram muito sem mesmo eles saberem disso, deixam saudades até hoje e o desejo de um breve retorno.
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.
Reserva do Ibitipoca, em comunhão com a natureza
O pequeno hotel boutique me conquistou em 2016 por seu propósito sustentável, desde a preocupação em melhorar a qualidade de vida dos moradores da região ao projeto de proteger o ecossistema do Parque Estadual do Ibitipoca.
A Reserva envolve +80% da área do parque, abraçando-o, e visa devolver à natureza a fauna e a flora que estavam desaparecendo por causa das fazendas de gado.
Um grande casarão, antiga sede da fazenda de engenho construída em 1715 acomoda 8 aconchegantes suítes exclusivas e 9 chalés em ambiente típico de interior e oferecem vista para as colinas mineiras verdejantes. As refeições são preparadas no fogão à lenha e Tuca, o tucano mascote, está sempre presente.
Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Aprendizados de vida na Reserva do Ibitipoca
É difícil falar das experiências em Ibiti porque elas são tão únicas que se eu as revelar, pode perder um pouquinho do seu charme. Só digo que é um desses lugares escondidos no Brasil, divulgado de boca a boca, para que mantenha sempre sua atmosfera tranquila, uma casa de fazenda da vó que nos remete à infância. Vá e me conte depois.
Momento perfeito no lugar perfeito com as companhias perfeitas, na Reserva do Ibitipoca tem, imersa no cenário de paz das colinas verdejantes ao som da água dourada cristalina das cascatas e piscinas naturais refrescantes.
Trilhas, passeios, experiências e surpresas ao longo do caminho, como o chá no mirante do Pico do Gavião para nos aquecer da brisa fresca da primavera ao entardecer também tem. Emoção pura.
Momentos únicos em conexão com a natureza
Em um dos passeios para conhecer um pedacinho da reserva entre Mata Atlântica e cerrado, de repente, uma clareira se abre e a vista dos montes mineiros se descortina à nossa frente.
Sentindo um calorzinho gostoso de inverno por conta da caminhada, encontramos a mesinha de pedra posta para nós.
Tomamos caldo de cana espremido na hora com gotas de lima da pérsia colhidas por nós na árvore ao lado, admirando o horizonte ao longe e escutando o verdadeiro silêncio de paz.
Na Reserva, aprendemos a ouvir os sons da água, do vento e dos animais. Aprendemos a enxergar o verdadeiro valor da fauna, da flora e das comunidades que nela habitam. Aprendemos a nos conscientizar de nossa responsabilidade em não apenas preservar, mas ajudar a restabelecer o que foi perdido. E, acima de tudo, aprendemos com as pessoas o verdadeiro significado do compartilhar e viver feliz.
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.
Consegui entender porque a equipe que trabalha aqui é tão feliz e de bem com a vida. Passamos horas batendo papo com cada um deles e, sem dúvida, ouvir suas histórias, como vivem e o que pensam me fez refletir sobre a vida.
Eles marcaram para sempre meu caminho, pela alegria e simplicidade de viver, pela generosidade, pelo conhecimento e sabedoria de tudo sobre onde moram. Lição de vida. Fui pelo lugar, voltarei pelas pessoas.
Raio-x da Reserva do Ibitipoca
O hotel boutique pratica o lema do luxo na simplicidade em que os mínimos detalhes são cuidadosamente trabalhados e muitas vezes passam despercebidos por olhares menos atentos.
As oito suítes amplas no casarão da fazenda estão equipadas com lençóis de algodão egípcio, docks para Ipods, amenidades L´Occitane, havaianas personalizadas e chão do banheiro aquecido. Não há TV no quarto propositadamente, mas uma grande tela de cinema atende hóspedes na sala de convívio.
A reserva acaba de inaugurar mais 5 chalés além dos 4 já existentes em áreas mais afastadas para oferecer mais privacidade para seus hóspedes, cercados de conforto.
A culinária regional é o destaque no restaurante da casa cuja sala de jantar tem um centenário fogão à lenha aceso dia e noite. Ponto de encontro de hóspedes e funcionários desde o café da manhã até o anoitecer, é onde você se esquecerá da dieta sem medo.
Escolha entre passeios guiados incluídos na diária pelas trilhas de diferentes níveis de dificuldade que levam a grutas, piscinas naturais e mirantes espetaculares.
Para reservas diretamente no hotel, acesse o site oficial.
Ou consulte um agente de viagens para organizar e planejar todas as etapas da sua viagem.
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
O artigo Reserva do Ibitipoca, em comunhão com a natureza você leu primeiro aqui no A Camminare.
Tags: hotéis em Ibitipoca, o que fazer em Ibitipoca, onde ficar em Ibitipoca, Reserva do Ibitipoca, hotel boutique em Ibitipoca – Parque Estadual do Ibitipoca
Foto de capa Angela Manta.
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais