Quais são os países que mais descartam lixo plástico indevidamente no mundo?
“Fim à Poluição Plástica” é o tema para o Dia Mundial da Terra de 2018, comemorado no dia 22 de abril; no entanto as previsões científicas sobre as consequências do plástico no mar são obscuras. Se não adotarmos atitudes mais sustentáveis em nosso cotidiano, em 2050 a quantidade de plástico nos oceanos será maior do que o de peixes, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico e nós também!
Nossa sobrevivência depende dos oceanos e todo plástico consumido pelos animais marinhos bem como as toxinas presentes na água absorvidas por eles vão se acumulando na cadeia alimentar até chegar em nós.
Bingo! Acreditamos levar uma vida saudável ao comer aquele peixinho grelhado fresco na praia e não percebemos como a realidade é bem perigosa.
Atualmente existem cinco grandes manchas de lixo nos oceanos. Um deles, entre a Califórnia e o Havaí ocupa uma área comparada à metade do nordeste brasileiro. Assustador!
Você já assistiu ao vídeo do mergulhador britânico no lixo em Nusa Penida, ilha vizinha a Bali?
Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Lixo na Ásia, realidade assustadora
Durante este período viajando pela Ásia, tenho comentado nas redes sociais minha surpresa e indignação com a quantidade de plástico utilizada pela população e espalhada em estradas, ruas, praias e mares.
Oi, paraíso, cadê você…
Amo Bali, quem me acompanha no Instagram sabe. Mas em época de chuvas, as praias da ilha ficam abarrotadas de saquinhos de petiscos, doces e sorvetes, garrafas d’água, sacolinhas, canudos, tampas de copos para viagem, enfim… nada agradável fazer o cooper matinal pisando no lixo ou desviando dele. Nada idílico.
Da Nang é uma cidade litorânea famosa no centro do Vietnã, com cenários parecidos com o da costa brasileira. Houve dias em que não aguentei ficar na água de tanto lixo plástico jogado no mar, sem falar nos resíduos microscópicos. E assim vai.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo.
Passei a reconsiderar atitudes para diminuir meu consumo plástico, mas falarei disso em outro post. Neste quero me concentrar na lista dos países que mais descartam lixo plástico inapropriadamente com o objetivo de plantar em você, viajante, a semente da sustentabilidade, para um mundo livre de plástico para os seus filhos.
Ao visitar estes países, pense quais atitudes você pode tomar e conscientizar população, empresários e governo sobre a importância de normatização e ações sustentáveis. Quanto mais exigirmos, mais relevante será o assunto.
20 países que mais descartam lixo plástico indevidamente
Valores em milhões de toneladas métricas por ano
1. China (não me surpreende), 8,82
2. Indonésia (olha ela aqui) 3,22
3. Filipinas – 1,88
4. Vietnã (ele aqui também) – 1,83
5. Sri Lanka – 1,59
6. Tailândia – 1,03
7. Egito – 0,97
8. Malásia – 0,94
9. Nigéria – 0,85
10. Bangladesh – 0,79
11. África do Sul – 0,63
12. Índia – 0,60
13. Algéria 0,52
14. Turquia – 0,49
15. Paquistão – 0,48
16. Brasil (olha nós aí, gente) – 0,47
17. Mianmar – 0,46
18. Marrocos – 0,31
19. Coreia do Norte – 0,30
20. Estados Unidos – 0,28
Não dá pra ter noção da quantidade de lixo jogada no mar olhando estes números de tão grandes, mas imagine um caminhão por minuto descartando plástico no oceano. É assim. E aí, viajante, está na hora! Ainda dá tempo de mudarmos isso e cobrarmos dos países que mais descartam lixo plástico indevidamente.
Fonte: (Jambeck, J. R., et al. “Plastic Waste Inputs from Land into the Ocean.” Science, vol. 347, no. 6223, 13 Feb. 2015, pp. 768–771., doi:10.1126/science.1260352). Estimativa de 2010.
Viaje aqui também:
100 maravilhas do mundo construídas pelo homem
10 melhores atrações em Luang Prabang no Laos
Gili Trawangan, o que fazer nesta ilha paradisíaca
Clique na foto abaixo e salve-a no Pinterest para não perder o artigo e ler quando quiser.
Acompanhe de perto o A Camminare
É só clicar no ícone.