Arakur Ushuaia Resort & Spa, o hotel no fim do mundo.
Naquela manhã fria de uma quarta-feira primaveril desembarco em Ushuaia, na Terra do Fogo argentina. Chegara a hora de conhecer o fim do mundo. O carro do hotel nos espera na saída do aeroporto e tento absorver as imagens que se revelam à minha frente.
Montanhas rochosas abraçam a cidade quase vilarejo às margens do Canal de Beagle, marco fronteiriço entre Chile e Argentina. No alto, céu azul, branco e cinza, dramático pelas formações das nuvens, tons pastéis intensos, como numa aquarela do renomado pintor inglês J.M.W. Turner.
Ao longe, no topo de uma colina, preciso apertar os olhos para divisar o emblemático edifício de linhas retas contemporâneas do Arakur Ushuaia Resort & Spa. Amalgamado em perfeita harmonia com seu entorno nas cores verde e cinza, teto de cobre e fachada de vidro, o hotel está aninhado dentro da Reserva Natural Cerro Alarkén, sobre um mirante a 250m acima do nível do mar.
Eu já sabia do projeto sustentável, assinado pelos arquitetos argentinos Rubén Cherny e Augusto Penedo, em que reutiliza a água das chuvas, tem ar condicionado geotérmico e aproveita a luz natural ao máximo. No entanto, minhas descobertas ao pisar no imenso lobby do hotel, membro do seleto portfólio The Leading Hotels of the World, me surpreenderam.
Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e siga o A Camminare para não perder as novidades.
Arakur Ushuaia Resort & Spa,
o hotel no fim do mundo
Confesso que o primeiro impacto ao chegar no hotel inaugurado no fim de 2014 me causou sentimentos opostos. O design sóbrio e clean do interior de pé direito altíssimo sustentado por paredes e colunas feitas com rochas locais traduz uma certa frieza ao ambiente silencioso. Sinto ter entrado em outro planeta. Um olhar mais atento e identifico madeiras naturais aromáticas e revestimentos elegantes em couro nas paredes, teto e móveis, trazendo um pouco de aconchego e calor à presença das pedras.
Viaje mais: Estancia Cristina, hotel autêntico na Patagônia Argentina
Contemplação da natureza, meu programa favorito no Arakur, o hotel no fim do mundo
Caminho entre as salas abertas e encontro o melhor programa do hotel. Toda a fachada está coberta de imensos janelões de vidro, do teto ao chão. Poltronas e sofás com design moderno e confortável cuidadosamente dispostos junto às janelas tornam os ambientes nichos de pura contemplação, aquecidos pelas lareiras próximas.
Do lado de fora, o porto de Ushuaia movimenta-se lentamente no Canal de Beagle, colado à cidade, os dois emoldurados pela cordilheira nevada ao fundo. Tomar um café, um bom vinho nacional, acompanhado de pessoas queridas ou de um bom livro, ou simplesmente praticar o dolce far niente. Pular de uma poltrona ao sofá, experimentar todos os ângulos, todas as janelas. Era tudo o que eu desejava.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Suítes high-tech do hotel no fim do mundo
Os janelões também se destacam nos 131 quartos e suítes, alguns com a mesma vista da baía, outros do bosque. Confortável e aconchegante, os quartos têm elementos indígenas em cobre, madeira, pedra e couro, em harmonia com a natureza ao redor. A escolha intencional da decoração minimalista desvia a atenção para a paisagem exterior.
O fim do mundo, porém, não impediu a modernidade de chegar ao hotel. Todos os quartos estão automatizados com funções high-tech. Aperte um botão, programe o despertador e a cortina blackout abrirá lentamente deixando os raios de sol entrarem.
Você despertará ao som de sua trilha sonora preferida e nem precisará se levantar da cama para ver a paisagem lá embaixo. Entradas USB e HDMI, TV de 40” e todas as amenidades esperadas de um hotel cinco estrelas, incluindo bombons de chocolate à noite.
Viaje mais: Onde ficar em El Calafate: Eolo Patagônia, hotel boutique dos sonhos
No banheiro dividido em compartimentos (um detalhe que eu adoro), hóspedes mais exigentes notarão a assinatura das luxuosas marcas alemãs Hansgrohe e Duravit nas louças e metais. A janela de vidro permite o deleite de uma imersão na banheira sem perder a vista panorâmica. Anotação mental para a agenda do fim do dia.
Viaje mais: Trem do fim do mundo e Parque Nacional Terra do Fogo
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo. Siga a hashtag #AdriLageNaArgentina e saiba das novidades.
Visualizar esta foto no Instagram.
O SPA do hotel no fim do mundo
Mas você se sentirá impelido a conhecer o SPA, famoso pelas hot tubs, banheiras aquecidas a céu aberto, se debruçando sobre o penhasco. Em funcionamento faça chuva, sol ou neve, as piscinas fumegantes atraem corajosos que enfrentam o vento gélido patagônico para ver o entardecer. É como um tratamento de choque térmico invertido de piscina gelada com sauna. A água é reaproveitada das chuvas ou do derretimento dos glaciares.
No espaço interno, duas piscinas. A maior tem 17m de comprimento e permite boas braçadas. Me senti nadando no céu ao ver o reflexo das nuvens na água. A outra é uma piscina in & out, com hidromassagem e uma passagem para o exterior. A trilha sonora subaquática é um must. Passarinhos verdes dizem que era o lugar preferido de Leonardo di Caprio, hóspede ilustre do hotel.
Academia panorâmica, saunas, ducha escocesa, pool bar, salão de beleza e um menu de tratamentos faciais e corporais completam a infraestrutura do SPA.
Viaje mais: Os melhores SPAs pelo mundo
Gastronomia fueguina no Arakur Ushuaia Resort & SPA
Cordeiro assado, merluza negra e centolla, o caranguejo gigante encontrado no Canal de Beagle são as estrelas do restaurante La Cravia. Casserole de polvo, caranguejo-rei ao parmesão, merluza negra servido com emulsão de batatas, azeite de vanila e tomates confitados. Não sei qual deles provar.
Esses sabores fueguinos, como são chamadas as especialidades culinárias da região da Terra do Fogo, dividem o cardápio com a autêntica parrilla argentina.
Viaje mais: Dicas de viagem na Argentina
Um tenro bife de chorizo ou bife ancho acompanhado de um bom vinho nacional me deixam na dúvida para o jantar. Independentemente da escolha, a vista panorâmica iluminada pelos tons dourados do pôr do sol tornará o momento ainda mais especial. Assistir ao céu mudar de cor dos tons amarelos para os rosados foi uma das experiências mais inesquecíveis em Ushuaia.
Como boa formiguinha que sou e fã de sobremesas, entre a mousse de queijo e mel, o cheesecake de doce de leite e as bananas flambadas com sorvete de doce de leite, fiquei com o último.
Café da manhã, buffet de almoço e jantar no La Cravia
Se preferir provar um pouco de cada prato, vá de buffet no almoço e jantar.
Programe-se para estender a noite no Lobby Bar ao som de piano ao vivo, saboreando empanadas, tábuas com iguarias locais e vinhos das regiões de Mendoza, Salta, Neuquén e Cafayate.
O hotel onde Leonardo di Caprio se hospedou durante a gravação do filme O Regresso
Arakur ganhou fama hollywoodiana. A neve do inverno canadense derreteu antes da equipe finalizar as filmagens do premiado O Regresso e seria impraticável esperar um ano para concluí-lo. Após muitas pesquisas, identificaram Ushuaia como a região mais próxima da paisagem original. E para lá seguiram todos em meados de 2015.
Leonardo di Caprio hospedou-se no Arakur neste período. Uma das trilhas atrás do hotel foi cenário do filme e existem tours que levam os interessados até outros lugares retratados.
Viaje mais: Onde as celebridades se hospedam e passam as férias
Arakur Ushuaia Resort & Spa,
o hotel no fim do mundo
Onde: a 12 minutos do centro de Ushuaia, 20 minutos do aeroporto internacional
Quanto: a partir de US$ 400 para o casal. Confira as tarifas e reserve aqui.
Note: o horário limite para check-out do Arakur é 10h da manhã.
O que está incluído na tarifa
Wi-Fi,
Consumo de frigobar sem álcool,
Limpeza de botas,
Estacionamento descoberto,
Caminhadas guiadas pela Reserva Natural Cerro Alarkén, entre 30min a 2h de duração. Muitas das trilhas você pode fazer sozinho.
Transporte: O hotel oferece shuttle cortesia a cada hora cheia para o centro da cidade de 8h00 às 22h00 e ao Cerro Castor durante a temporada de esqui.
O que ver e fazer em Ushuaia
A agência Brasileiros em Ushuaia tem sede na cidade argentina. Promove tours com guias em português e organiza passeios privados. Fomos muito bem atendidas e recomendo.
Acesse o site. Entre em contato com a agência por telefone (números brasileiros), chat, email e até sinal de fumaça.
Ushuaia: Cruzeiro de 4 Horas no Estreito de Beagle
Excursão de Meio Dia pelo Parque Nacional Terra do Fogo
Ushuaia: Passeio Ilha dos Pinguins e Estância Harberton
Ushuaia: Lagoa Azul Turquesa e Caminhada em Grupo Pequeno Monte Carbajal
Visita guiada pela cidade de Ushuaia e museus
Quem leva à Patagônia Argentina e Ushuaia
A Leroy Viagens cria roteiros especializados para a Patagônia Argentina. Entre em contato:
Roberta Leroy: roberta@leroyviagens.com.br
Fones e Whatsapp: 31 3143.1473 | 31 99119.1473
Site: leroyviagens.com.br
Dicas de insider sobre Ushuaia e Patagônia Argentina
Combine a viagem a Ushuaia com as cidades El Calafate, El Chaltén ou um cruzeiro pela Antártida.
Recomendo visitar primeiro Ushuaia e depois ir a El Calafate. A paisagem de Ushuaia é linda, porém mais monocromática. Os lagos azuis estonteantes de El Calafate nos vales nevados podem fazer você não apreciar a beleza do fim do mundo em sua totalidade.
Viaje aqui também:
Four Seasons Seychelles, hotel impecável na ilha
Belmond Maroma Riviera Maya, resort discreto no paraíso
Ponta dos Ganchos, top resort em Santa Catarina
Musha Cay, a ilha de David Copperfield nas Bahamas
Planeje sua viagem aqui:
Seguro viagem com desconto. Digite o cupom ACAMMINARE10 para ganhar 10% de desconto.
Chip de internet: EasySim4You e MySimTravel
Ingressos sem fila e tours no exterior
Transfer do aeroporto para seu hotel em Buenos Aires
Alugue um carro no exterior sem IOF
Faça cotação de dólares e euros aqui
Agende sua consultoria de viagem com Adri Lage e tire suas dúvidas
Solicite seu Guia de Bolso ou seu Roteiro Personalizado by Adri Lage
Incentive nosso trabalho! É muito importante para nós! Ao contratar os serviços dos nossos parceiros pelos nossos links, você paga o mesmo valor se comprasse diretamente com eles, ganha até descontos exclusivos em alguns momentos e ainda nos ajuda a manter o site funcionando e atualizado, porque ganhamos uma pequena comissão na venda.
Obrigada Leroy Viagens e Arakur Resort & Spa pelo convite. As informações narradas aqui refletem minha opinião pessoal sobre a minha experiência no hotel.