Dedicada à Virgem Maria, a bela Catedral de Chartres ergue-se com majestade no lugar onde antigamente os druidas eram venerados. Dominando a planície por quilômetros ao seu redor, a Catedral de Nossa Senhora de Chartres é uma das realizações supremas da arquitetura gótica sacra e da civilização cristã medieval.
A igreja eleva-se acima da cidade no local que já era sagrado muito antes do cristianismo chegar: um importante santuário celta pagão existiu aqui, em tempos romanos e até antes. Acredita-se que sua cripta, a maior da França, hoje ocupa o local.
Já no século 18, a catedral detinha a posse de uma figura de madeira venerada da Virgem, grávida de Jesus, que dizem existir desde os tempos pagãos. Pode ter sido a imagem de uma deusa mãe celta, adotada e cristianizada, queimada durante a revolução francesa.
Muitas igrejas construídas aqui foram destruídas pelo fogo até que, em 1194, todo o edifício foi queimado, com exceção da frente oeste e da cripta. Mais uma vez outra surgiu das cinzas, e é esta linda catedral, consagrada em 1260, que os visitantes podem apreciar hoje.
Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Catedral de Chartres: arquitetura
Das duas longas espirais com mais de 90m de altura, a menor e mais simples é da década de 1130; a maior e mais trabalhada, de 1513. Abaixo estão três grandes portas da fachada oeste e um riquíssimo estatuário do século 12, com Cristo em Glória no centro. Uma rosácea retrata o Juízo Final. No exterior e interior, a catedral abriga mais de 10 mil figuras em pedra e vidro.
Viaje mais: Top 6: igrejas cristãs diferentes no mundo para você conhecer
Vitrais da Catedral de Chartres
A igreja é especialmente conhecida pelos seus vitrais superlativos produzidos nos séculos XII e XIII em mais de 150 janelas medievais. Estão distribuídas em +2.600 m2 em seus tons de azul profundo que ficam incríveis com a incisão dos raios solares.
Ela tem rosáceas enormes impressionantes nos transeptos norte e sul, e outro tesouro é a rosácea do século 12, conhecida como Notre Dame de la Belle Verrière. Elas são oferendas à Virgem Maria, como se presenteássemos flores à Mãe de Cristo.
Os vitrais da catedral são a bíblia dos analfabetos. Eles contam as passagens bíblicas e era a maneira como os eclesiásticos passavam as mensagens aos fiéis. Mesmo que você tenha um guia dos vitrais indicando quais são as passagens (recomendo o guia visual da França DK), a menos que você seja um cristão estudado, será difícil reconhecer as histórias, até porque muitos deles estão bem altos.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo.
Catedral de Chartres: labirinto e peregrinação
No chão da nave há um labirinto de 13m de diâmetro e 261m de percurso, construído no século XIII em calcário branco e preto. Servia para os penitentes negociarem, dolorosamente e ajoelhados, suas más ações. Para os peregrinos, fazer o labirinto era uma busca na esperança de chegar mais perto de Deus. Chegou a ser usado como substituto da peregrinação a Jerusalém e foi chamado Caminho de Jerusalém.
Provavelmente o labirinto cristão mais famoso do mundo, foi usado como referência em outras igrejas. Se quiser percorrê-lo, vá às sextas-feiras, quando não está coberto por cadeiras. Você contornará onze anéis, passando pelas pedras no caminho e suas provações até atingir o Paraíso, sob o olhar protetor da Virgem Maria. A simbologia implícita no labirinto é fantástica.
Mas fique atento, o labirinto está visível entre a Páscoa e o Dia dos Mortos (1o de novembro), das 10h00 às 17h00.
Curiosidades da Catedral de Chartres
Peregrinos afluem a Chartres há séculos. Além da antiga Virgem em madeira, a catedral também tinha em sua posse a cabeça de Santa Ana, mãe de Maria, e uma relíquia particularmente famosa, a sainte chemise. Acredita-se ser a túnica que a Virgem estava vestindo quando deu à luz a Jesus. Hoje está preservada em um relicário na catedral.
Ela é a catedral gótica mais completa da França e o maior exemplo deste estilo arquitetônico no mundo.
Existem 3.500 estátuas e 10 mil personagens bíblicos na igreja e, por isso, ela é conhecida como “A Bíblia feita de pedra“.
Os vitrais ocupam uma área de 2.600 m2 e compreendem a maior superfície do tipo em todo o mundo.
A fachada da catedral era pintada e colorida!
Um dos pináculos assimétricos, o Clocher Vieux, tem 105 m de altura e é o campanário românico mais alto do mundo.
O outro é mais elaborado no estilo gótico, chamado Cloche Neuf, e oferece vista primorosa da cidade. Mas para ter essa recompensa, você precisa suar para subir os 378 degraus.
Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!
Dica de viagem a Chartres
Chartres fez parte de um dos primeiros projetos de conservação urbana da França. Passeie pelas casas enxaimel, ao longo de ruas com calçamento de pedra, como a rue des Ecuyers. Escadarias íngremes conhecidas como tetres levam ao rio Eure, de onde se veem moinhos, curtumes medievais, pontes de pedra arqueadas e a catedral.
Não perca o show de luzes noturno em Chartres , chamado Chartres en Lumière, que cobre a fachada da catedral com luzes de laser colorido e de outros edifícios históricos na cidade. É maravilhoso ver como ela teria sido pintada.
Um espetáculo inesquecível, que acontece de meados de abril a meados de outubro. Confira as datas no site (chartres-tourisme.com).
No verão a catedral oferece diversos eventos, como música sacra, corais, concertos, etc. Confira a programação no site.
Aos domingos, há missa gregoriana às 09:15.
Dê a volta até os fundos da catedral e desça pelo jardim da igreja até a cidade. Mais adiante, você tem lindas vistas da cidade abaixo.
Viaje mais: 15 achados em Paris para ver, comer e comprar além do óbvio
Dimensões da Catedral de Chartres
Altura máxima: 37 metros na nave central
Área total: +10 mil metros quadrados
Comprimento: 130 metros
Largura máxima: 46 metros
Estilo arquitetônico da Catedral de Chartres
Representa o ápice da arquitetura gótica medieval
Localização da Catedral de Chartres
A Catedral fica no alto da cidade de Chartres, no interior da França, a 90km de Paris sentido sudoeste.
Endereço: Cloître Notre Dame, 18, Chartres
Como chegar a Chartres
De carro
Pela autoestrada A10 e A11. Estacionamento na entrada da cidade.
De Trem
A maneira mais prática e fácil para ir até Chartres. Trens da SNCF saem da estação Gare de Montparnasse com destino a Chartres a cada meia ou uma hora.
O bilhete custa 16 euros e você pode comprar online, mas é necessário imprimir e validar o ticket na estação antes de embarcar para mostrá-lo ao fiscal dentro do trem. Existem máquinas amarelas nas entradas das plataformas para isso. Eu optei pelo trem e foi ótimo.
Veja os horários no site oficial da SNCF aqui.
Valores e horários
Entrada paga para subir à torre EUR 5 e entrar na cripta EUR 3
Horários: De segunda a sábado, de 09h30 às 12h30 e de 14h às 18h. Domingos, de 14h às 18h
No outono e inverno, entre setembro e abril, a catedral fecha às 17h30.
Site: cathedrale-chartres.org (em francês e inglês)
Viaje aqui também:
As melhores lojas de chocolate em Paris
O palácio de pedras construído por um carteiro francês
Entenda o que é perfume niche: dicas, onde comprar, top lojas
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.
Acompanhe de perto o A Camminare
É só clicar no ícone.