La Pedrera, o nome pejorativo que os moradores espantados com a ousadia de Antoni Gaudí deram para a Casa Milà em Barcelona, é hoje o apelido carinhoso dessa obra de arte arquitetônica, o último trabalho desse gênio modernista antes de se dedicar à basílica da Sagrada Família.
Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.
Casa Milà em Barcelona, a penúltima obra de Gaudí
Construída entre 1905 e 1907, a fachada ondulada e a forma de ferro das varandas lembram algas e nos remetem a um mar de pedra, por isso a alcunha. Mas isso é passado, La Pedrera é considerada um dos edifícios mais extraordinários do século XX e patrimônio cultural da Unesco.
O edifício foi encomendado pela família Pere Milà, uma das extintas famílias burguesas catalãs, e seu marido, filho de rico imigrante que fizera fortuna na América. Casados há um ano, encomendaram a obra a Antoni Gaudí, que na época com 50 anos de idade, já era famoso e estava em plena efervescência.
Casa Milà é um grande complexo de lojas e apartamentos para alugar, prática habitual entre a burguesia, que permitia a família viver da renda arrecadada até o fim de seus dias. Ainda hoje há lojas no andar térreo e moradores nos apartamentos superiores.
Viaje mais: Casa Milà, ingresso sem filas
Como é a visita na Casa Milà
A entrada acontece pelo pátio interno, projetado para permitir a ventilação e a entrada de luz nos apartamentos. Assim que chegamos, nosso olhar é direcionado para as fachadas espetaculares, cheias de luz, formas e cor. Murais decoram as paredes, a maioria com motivos florais, que também adornam as paredes laterais, o hall de entrada e a escadaria, onde também conseguimos identificar cenas mitológicas e detalhes policromáticos. Um verdadeiro show.
Viaje mais: Sagrada Família, sem filas e tour guiado
No alto da Casa Milà para ver Barcelona
O ápice da visita é sem dúvida o terraço, projetado para cumprir um papel funcional, sem qualquer semelhança com a arquitetura de sua época. O espantoso conjunto de esculturas arquitetônicas com força artística e simbólica intensa dividem-se em escadas, torres de ventilação e chaminés. As balaustradas ondulantes adaptam-se à forma da fachada harmoniosamente e, se você prestar atenção, verá nos telhados e chaminés dos prédios vizinhos, onde Gaudí buscou inspiração para seu projeto.
Em seguida, a visita ao sótão nos leva a uma viagem ao mundo de Gaudí, os aspectos fundamentais para entender sua arquitetura e design, por meio de desenhos, maquetes, fotografias e vídeos. Originalmente, servia de área comum de lavanderia para os apartamentos.
Viaje mais: Passe para os museus de Barcelona, fure a fila
Descendo mais um andar, chegamos ao Pedrera Apartment, recriação de um apartamento burguês do início dos anos 1930, decorado com móveis da época, obras de arte e todos os elementos originais, como portas, maçanetas e gesso, nos mostram como a sociedade da época vivia.
A entrada principal é a antiga residência dos Milàs e o hall de exposições do edifício. A obra prima aqui é a escadaria, com grade em ferro retorcido, formas onduladas e afrescos nas paredes inspirados na natureza, onde ainda podemos ver os trencadís (decoração em mosaico com pedaços irregulares de cerâmica ou outros materiais), a marca registrada do arquiteto. No entanto, boa parte da decoração não é original, foi modificada por Milà após a morte de Gaudí.
Definitivamente, uma atração imperdível em Barcelona, imersão no modernismo e mundo imaginário, fantasioso, esplendoroso desse que foi, mais do que um arquiteto, um gênio de capacidade imaginativa extraordinária.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo. Na hashtag #AdriLageNa Espanha você encontra todas as minhas dicas no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Adriana Lage -A Camminare Blog (@adri.lage) em
Dicas para visitar a Casa Milà em Barcelona, a penúltima obra de Gaudí
O áudioguia está incluído no ingresso e fornece informações preciosas sobre as áreas do edifício e o arquiteto, disponível também em português.
O La Pedrera by Day Premium é um serviço diferenciado para visitantes que buscam um atendimento vip, sem filas, entrada especial e um drink no café.
Onde ficar em Barcelona
Casa Milà em Barcelona, ou popularmente La Pedrera
O quê: atrações de Gaudí
Onde: Barcelona, Espanha
Site: lapedrera.com
Viaje aqui também:
7 atrações mais visitadas em Paris
Stonehenge: onde fica, como chegar, dicas essenciais
Pont du Gard, o aqueduto romano para ir no sul da França
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
O artigo Casa Milà, a penúltima obra de Gaudí em Barcelona você leu primeiro aqui no A Camminare.
Tags: atrações em Barcelona – Gaudí em Barcelona – que fazer em Barcelona – Casa Milà
Foto de capa Angela Manta
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais